sábado, 14 de dezembro de 2013

REFLEXÃO FINAL


Quando me decidi por esta formação, o receio era enorme!
Receio por não dominar muita linguagem informática; receio de não conseguir conciliar as atividades pedidas com a atividade profissional no tempo previsto para o efeito; receio por o domínio do Inglês ser fraco, enfim...
O receio era muito, mas avancei e confiei! Em boa hora!
Esta formação contribuiu grandemente para aprofundar e diversificar os meus conhecimentos.


Aprendi imenso sobre tanta coisa!


Aprendi muito sobre Educação Aberta, como planear unidades de aprendizagem, como criar recursos educativos abertos. Tudo o que tinha a ver com questões de acessibilidades dos conteúdos e licenciamento dos recursos com vista à sua reutilização, eram temas que pouco conhecia, ou desconhecia em absoluto.

Aprendi que existe um manancial de informação e de recursos à nossa disposição e que o difícil é saber escolher o melhor, de forma a usufruir das suas potencialidades.
Trabalhar em grupo, ajuda, tanto na partilha do conhecimento, como na tentativa de superação das dificuldades sentidas. 
Pesquisar, experiênciar e utilizar diversos recursos na construção das atividades, foi envolvente e tornou a aprendizagem muito significativa.
No tópico 1. Tinha um tema apelativo, EDUCAÇÃO ABERTA. Foi para mim muito interessante conhecer e aprender sobre o tema e o que são os Recursos Educativos Abertos (REA).
É importante saber que, como docente, posso encontrar nestes recursos, uma variedade enorme de soluções que se traduzem em várias vantagens, nomeadamente: diferenciar o processo de ensino/aprendizagem; permitir adaptar os recursos, e ainda implementar uma dinâmica pedagógica inovadora, dado que estão em constante evolução e “atualização”.
Igualmente interessante e gratificante foi ter explorado o conceito de mapas mentais e verificar a sua potencialidade. Ajudam-nos na sistematização do conhecimento, a partir de uma palavra ou ideia chave de uma forma clara e objetiva.
A atividade foi feita em grupo e a ferramenta utilizada na realização do mapa foi o "Mindomo" que nos pareceu mais "acessível" e mais fácil de trabalhar, comparativamente com o "Mindmaster".

No tópico 2 Gostei muito do tema “Desenho Universal da Aprendizagem” e da documentação disponibilizada. Penso ser um tema muito pertinente, que se enquadra na minha atividade de docente – planear unidades de aprendizagem. Ajuda a desenvolver um quadro de referência descritivo para atividades de ensino/ aprendizagem e procura desenvolver e explorar como este pode ajudar a partilhar e adotar boas ideias para ensinar. As pesquisas que fiz, a informação que recolhi, e os conhecimentos que adquiri, contribuíram sem dúvida para a minha valorização pessoal e profissional.
A atividade foi feita em grupo, mas sentimos alguma dificuldade na realização da planificação, pois a ferramenta com que trabalhámos “CAST UDL EXCHANG”, não nos pareceu ser de fácil acesso nem de fácil utilização, acrescida de alguma dificuldade no domínio da língua.

No tópico 3. Foi muito interessante. Aprendi mais, agora com a criação de Recursos Educativos Abertos com ferramentas livres, acessibilidades dos conteúdos e licenciamento dos recursos com vista à sua reutilização.
A tarefa surgiu como um prolongamento da atividade 2, planificação de uma unidade de aprendizagem com a temática “Figuras Geométricas” na a ferramenta CAST UDL BOOK BUILDER.
Deu-me imenso prazer explorar e trabalhar com esta ferramenta, que me pareceu ser versátil e flexível, pois permite atividades diversificadas, de acordo com as necessidades individuais, interesses e competências dos alunos.

De uma forma global o balanço é muito positivo!
Às vezes pensamos que as coisas são tão difíceis, tão complicadas, tão inacessíveis, e depois de as experimentarmos, afinal não é assim tão complicado! É caso para dizer… “envolve-me, e eu aprenderei”.
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